top of page
  • Foto do escritorCachoeiras Seguras

Sinalizações, melhor obedecer!

Atualizado: 6 de out. de 2019

Estivemos na Praia Maho e observamos in loco sua maior atração: os vôos rasantes de enormes aviões que pousam no Aeroporto Internacional da Ilha Saint Martin


Praia Maho, Ilha Saint Martin, Caribe

Cometemos infrações a toda hora em nosso dia a dia, do andar acima da velocidade permitida em uma via a não obedecer sinalizações mais comuns, como estacionar em locais não permitidos, não usar o capacete, afinal, vivemos em um país onde faz calor... e daí, dando desculpas, vamos persistindo e mantendo a fama do brasileiro de não obedecer Leis/regras.


Porém, a obediência a uma placa de advertência ou sinalização é questão de bom senso, e por vezes é o que vai impedir um acidente. Mas, os jovens principalmente, parece que priorizam sempre a diversão e a adrenalina... e os acidentes continuam acontecendo nas ruas, principalmente nos locais de turismo de aventura, onde os ambientes costumam ser inóspitos, como são os da maioria das cachoeiras.


Em visita a Ilha de Saint Martin, no Caribe, nos surpreendeu o número de pessoas que frequentam a famosa Praia Maho para ver os aviões que pousam e passam cerca de 30 metros do chão, pois a praia fica à beira da pista do Aeroporto Internacional. A grande diversão é ver os aviões aterrizando e a sensação de que o avião irá pousar sobre sua cabeça é o que atrai os turistas e gera lindas fotos e selfies.


Mas o grande perigo nessa praia são os que resolvem ir além, e pendurados sobre a cerca da pista de pouso de n° 10 do aeroporto esperam os aviões de grande porte decolarem soltando um forte vapor quente. Os turistas tem a sensação de serem arremessados, por vezes perdem óculos, chapéus, e isso é o "grande barato". Já aconteceu de pessoas serem literalmente arremessadas e já ocorreram mortes e casos de traumatismo craniano.


No local existem placas de alerta sobre o risco de morte, orientando os turistas a não permanecer ali, mas a advertência nem sempre é respeitada. Em 2017 uma turista neozelandesa morreu ao ser arremessada quando atingida pela descarga de ar da turbina de um jato.


Em cachoeiras é comum vermos jovens infringindo orientações que existem em placas nas trilhas e na entrada das cachoeiras... isto quando existem!


Sedentos por curtir a cachoeira, pulam de ponta sem conhecer a profundidade das águas, banham-se em locais com forte correnteza e seguem por trilhas não sinalizadas. As mortes continuam e o lazer muitas vezes gera acidentes que poderiam ser evitados.


Tem sinalização? Então vamos obedecer, afinal regras existem para serem seguidas e segui-las poderá ajudar a salvar sua vida. Sinalizar é uma forma de oferecer segurança. E no mais, a vida é um fio, não esqueçam!


por Virgínia Miranda



- ilustrações: arquivo pessoal


84 visualizações
bottom of page