top of page

A travessia do Vale do Pati

  • Foto do escritor: Cachoeiras Seguras
    Cachoeiras Seguras
  • 4 de abr. de 2022
  • 2 min de leitura

Atualizado: 6 de abr. de 2022

Um dos trekkings mais belos do Brasil fica no Parque Nacional da Chapada Diamantina, na Bahia - Natureza exuberante e magnífica


Vale do Pati, Bahia, Brasil
Chapada Diamantina - Bahia

por Virgínia Miranda

Andar pelas montanhas não fazia parte de minha rotina de aventuras até que entrei no mundo das cachoeiras, e a partir de então elas me levaram a trilhas e peregrinações.


Conheci a bela Chapada Diamantina em 2000, ocasião em que visitei algumas de suas cachoeiras e subi o famoso Morro do Pai Inácio; mas até essa data, o Vale do Pati era para mim, desconhecido.



Rumo ao desconhecido


Após a criação do movimento por cachoeiras seguras conhecemos muitos destinos do turismo de aventura e o Vale entrou no roteiro. Conhecer e andar nele foi uma aventura linda e desafiadora. Primeiro pesquisamos em redes sociais e na Internet, contratamos a empresa Planeta EXO e fizemos um roteiro personalizado. Fomos apenas eu, meu marido e o guia Saulo, experiente no Vale e conhecedor de cada atrativo da região, assim como dos locais onde pernoitamos: as casas de nativos, uma ideia muita boa que vem sustentando moradores da região.


Vale do Pati


Andar pelo terreno pedregoso do Vale já é o primeiro obstáculo, e preparo físico é fundamental. O tempo chuvoso nos meses que antecederam nossa caminhada acrescentaram lama às trilhas que, além das dificuldades comuns, ficaram também escorregadias. Alguns escorregões e tombos foram inevitáveis. Cruzar os rios de águas amareladas, característica local, e encarar os aclives e declives nas montanhas foi a rotina dos 4 dias em que cruzamos o Pati.



As paradas para banhos e lanches preparados pelo nosso guia eram sempre prazerosas, momentos em que as pernas descansavam um pouco. As frutas e alimentos funcionais, e até um café preparado na hora por Saulo, eram um plus à parte que amei!



O mais impactante na trilha foi, digamos assim, o "conjunto da obra", a visão do vale em mirantes diversos. A grandiosidade das montanhas cortadas por vales e cachoeiras é inesquecível e compensam todo esforço físico.



Dormir nas hospedarias singelas que são as casas de moradores também marcam o passeio. A Igrejinha, a prefeitura e a casa de S. Jóia onde pernoitamos, são lugares simples, com pouco conforto, a água do banho é fria, mas a comidinha caseira feita em fogão de lenha com produtos locais preparados com carinho, são uma delícia. O jantar era um momento especial, pois chegávamos cansados e famintos. Comer junto com o guia e outros caminhantes era sempre um momento de troca e de relaxamento muito bom.


Preservação ambiental - carregue seu lixo


Outro detalhe do Vale é a preocupação com a preservação ambiental: todo lixo que produzimos no caminho e que não é orgânico, é levado em nossas mochilas até o final do passeio.



Não levar nada da natureza, além da lembrança, era a máxima seguida por todos.


Levar pouco peso nas costas e no coração, conviver com a simplicidade, se desapegando de confortos urbanos foi também um grande aprendizado.


E conviver com pessoas de um mundo que meu filho amava, não tem preço...


Mais uma experiência e mais vida em meus dias. O Vale do Pati é lindo.


Fui e amei!



P.S. a travessia do Vale do Pati deve ser feita com guia, são inúmeras trilhas e exige escolha com planejamento prévio e responsável.


Ilustrações: fotos de Virgínia Miranda, arquivo pessoal


ความคิดเห็น


#cachoeirasseguras  #waterfallsafety
CS10.png

Cachoeiras Seguras procura alertar o público, os consumidores do Turismo de Aventura e Ecoturismo, para os riscos inerentes às atividades típicas desse turismo e para a necessidade de buscar informação sobre segurança quando contratarem serviços oferecidos, quando visitarem parques naturais ou propriedades privadas que oferecem atividades na natureza. Uma campanha de conscientização de segurança e risco, chamando a atenção para a responsabilidade empresarial e dos consumidores e que, por isso mesmo, contribui para a formação de um público exigente, base para a melhoria no setor.

 

 

Waterfall Safety works to alert the public, the consumers of Adventure Tourism and Ecotourism, to the inherent risks found in the typical activities of this sector of tourism and to the need to look for information on safety when contracting services offered, when visiting National Parks or private properties that offer activities in natural environments. A security and risk awareness campaign, drawing attention to corporate and consumer responsibility, and thereby contributing to the formation of a demanding public, the basis for improvement of this industry.

Junte-se à minha lista de contatos
Subscribe to receive news

© 2018 cachoeirasseguras - Agradecemos Bayron Valença - Thanks to Bayron Valença the criator of our logo and website - cachoeirasseguras@gmail.com

bottom of page