• Cachoeiras Seguras

Falésias

Lembrando que existem acidentes que são evitáveis, vamos falar das falésias.


Falésias

por Virgínia Miranda


Falésias são formações rochosas à beira-mar resultantes da ação das marés que, com o tempo, formam paredões extensos.


Estas formações são muito comuns no litoral brasileiro e tornam a vista a beira mar ainda mais bela, compondo um lindo visual como o de Jericoacoara, Canoa Quebrada, Pipa, dentre outros.


Porém, as falésias escondem perigos que não devem ser desprezados!


Em novembro último (2020) uma tragédia matou um jovem casal e seu filho, quando parte de uma falésia desmoronou sobre eles na praia de Pipa no Rio Grande do Norte. Eles estavam apenas aproveitando a sombra para se proteger do sol quando o acidente aconteceu!


Sabemos que além da sombra e da beleza, as falésias possuem risco de desabamento e outros perigos. É comum as pessoas fazerem fotos na parte alta, na beira, assim como selfies que são ainda mais arriscados do que foto tirada por terceiros! Muitos escalam a falésia para alcançar o topo em busca da melhor vista, quando o risco de quedas aumenta.


Ao curtir a natureza, devemos ficar muito atentos. A sombra de uma falésia ou o alto de uma chapada podem não parecer perigosos num primeiro momento quando estamos eufóricos pela aventura e deslumbrados pela vista, mas na natureza devemos sempre agir com cautela.


A sinalização, quando existir, deve ser respeitada.


É muito triste sermos surpreendidos por acidentes e até pela morte, quando buscávamos apenas a diversão. E muitas vezes estas mortes acontecem com jovens, quando a vida estava cheia de planos.


Cuidado sempre!


Fotos: arquivo pessoal, Pipa, Rio Grande do Norte

Ilustração do cabeçalho: under CC0 license


#cachoeirasseguras

57 visualizações
#cachoeirasseguras  #waterfallsafety

Cachoeiras Seguras procura alertar o público, os consumidores do Turismo de Aventura e Ecoturismo, para os riscos inerentes às atividades típicas desse turismo e para a necessidade de buscar informação sobre segurança quando contratarem serviços oferecidos, quando visitarem parques naturais ou propriedades privadas que oferecem atividades na natureza. Uma campanha de conscientização de segurança e risco, chamando a atenção para a responsabilidade empresarial e dos consumidores e que, por isso mesmo, contribui para a formação de um público exigente, base para a melhoria no setor.

 

 

Waterfall Safety works to alert the public, the consumers of Adventure Tourism and Ecotourism, to the inherent risks found in the typical activities of this sector of tourism and to the need to look for information on safety when contracting services offered, when visiting National Parks or private properties that offer activities in natural environments. A security and risk awareness campaign, drawing attention to corporate and consumer responsibility, and thereby contributing to the formation of a demanding public, the basis for improvement of this industry.

Junte-se à minha lista de contatos
Subscribe to receive news
  • White Facebook Icon

© 2018 cachoeirasseguras - Agradecemos Bayron Valença - Thanks to Bayron Valença the criator of our logo and website - cachoeirasseguras@gmail.com