por Virgínia Miranda
Após a morte de meu filho em uma Trilha na Cachoeira do Indaiá/GO, em dezembro de 2016, lugares como trilhas e cachoeiras passaram a me interessar. Talvez, como se numa conexão espiritual, eu me aproxime dele quando estou nestes lugares que ele tanto amou em vida.
Li a primeira vez sobre o Caminito del Rey ano passado. A matéria falava sobre a trilha aberta nos anos 1903/1905 para construção da Represa Conde del Guadalhorce, ao norte de Málaga, Espanha, que inicialmente era usada para o transporte de material durante as obras. Depois da construção, as estruturas abandonadas foram apodrecendo, algumas partes do caminho desmoronaram, e desde então começou a ser usada por aventureiros e destemidos, para aventuras a partir das quais desfrutavam da vista magnífica do local. Após mortes e inúmeros acidentes o Caminito foi fechado pelo governo espanhol no ano de 2001.
Foi realizada uma grande e dispendiosa reforma, refazendo estruturas e estabelecendo procedimentos de segurança para receber o grande número de pessoas que se dirigem para lá anualmente, e o local foi, então, reaberto em 2015. Hoje é um lugar seguro e com acesso organizado.
Uma bela e segura passagem com cerca de 7 km, cravada nas encostas dos desfiladeiros de Chorro e Gaitanejo! Um visual esplêndido!
Agendamento da visita
Como estava com uma viagem programada para a região da Andaluzia em janeiro de 2018, o Caminito de imediato me interessou e passou a fazer parte do meu roteiro. Buscamos informações e agendamos - via internet - o passeio, que custa 10 euros, pagos no momento do agendamento, quando são programadas data e horário.
Lá, já na véspera da visita, ficamos preocupados, pois o tempo estava frio e chuvoso, e por medida de segurança, o local não abre em dias de muita chuva, vento e nebulosidade. A segurança sempre é prioridade, que bom! Mas como numa intercessão divina, o dia amanheceu ensolarado, e vimos no Site Oficial que estaria aberto.
Segurança e instruções para a travessia
Deixamos o carro no estacionamento local e fomos até a entrada do parque, onde aguardamos com outras pessoas o início do passeio. Após a entrega de um capacete individual (foto), ouvimos, em grupos, as orientações iniciais, que são feitas em inglês e espanhol. Nesta, fala-se sobre a história, a geografia, a biodiversidade local e regras de segurança como não sair da trilha, não distanciar do grupo e não tirar o capacete. Os grupos não podem conter mais de 25 pessoas e não é permitido o ingresso de menores de 8 anos.
O passeio começa com a travessia de um túnel de cerca de 100 m, onde, de cara, vemos o porquê da exigência do capacete. Depois já inicia a passarela, de madeira e corrimãos de ferro, de onde avistamos uma densa mata abaixo. Montanhas, pequenos córregos e pássaros compõem o visual paradisíaco. No caminho existem bancos para descanso, latas para recolhimento de lixo e, sobretudo, muitas placas de orientação e alertas. Há também o pessoal do parque circulando e fornecendo informações. Existe a opção de contratar um guia local, mas não achamos necessário.
Ao final do passeio a vista mais bela aparece, quando avistamos a montanha com a trilha cravada sobre ela, e, surpreendidos, vemos que passamos por aquela passarela “tão estreita e alta", sem o menor receio. Existe também uma ponte que liga as duas paredes do desfiladeiro, e este é o melhor ponto para lindas fotos! O percurso dura cerca de 2h e meia e não exige maior preparo físico, apenas estar bem hidratado e com disposição para caminhar. Ao ver as fotos ficamos até assustados, mas após ir e fazer a trilha, vemos como é tudo tão seguro! Inclusive vi grupos de idosos cruzando a passarela com facilidade, descontração e sem medo. E, de fato, é surpreendente.
Durante o passeio joguei parte das cinzas de meu filho sobre um local de onde se avistava um córrego (foto).
Fizemos uma oração...
Era um lugar que ele teria amado conhecer, mas, quem sabe, não me acompanhou lá de cima e, como eu, ficou deslumbrado com tanta beleza!
Valeu... Recomendadíssimo!
Fotos: acervo pessoal de Virgínia Miranda
Mais informações sobre o Caminito Del Rey no Site Oficial:
- https://reservas.caminitodelrey.info
Comments