top of page
  • Foto do escritorCachoeiras Seguras

Devil's Pool - Cultura do Risco

Atualizado: 28 de ago. de 2018


Devil's Pool

DEVIL’S POOL ou Piscina do Diabo fica nas cataratas Victoria Falls, do lado da Zâmbia (África). É uma formação rochosa natural, na beira do precipício da cachoeira, que tornou-se muito famosa a partir dos anos 2000 com aumento constante de turistas a cada ano. Victoria Falls é considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO desde 1989, mas, devido a degradação causada pelo excesso de turistas na região, a UNESCO já ameaçou revogar o título!


Considerada, por muitos, a cachoeira "mais bonita" do mundo, com certeza uma das mais altas, é um ponto muito cobiçado no Turismo de Aventura não só por sua beleza, mas também pela adrenalina que gera a visita à Devil’s Pool. Encontramos aqui um forte sintoma da Cultura do Risco, demonstrando que a percepção do risco é o atrativo principal.

Divulgada como o ponto mais perigoso para banhar-se, no mundo, a Piscina do Diabo surge na Cachoeira Victoria Falls quando o fluxo de água atinge um nível mais baixo entre setembro e dezembro. Nos outros meses, a visita é proibida devido ao alto risco de queda pela velocidade e volume das águas. No site de turismo oficial do país lemos: “for the rest of the year, anyone foolish enough to enter the waters would be instantly swept to their deaths” ("no resto do ano, qualquer um estúpido o suficiente para entrar nas águas seria instantaneamente arrastado para a própria morte").


Um dos maiores exemplos de difusão da Cultura do Risco, banhar-se na Devil’s Pool atrai principalmente a elite europeia e americana. O ponto alto da visitação à cachoeira consiste em banhar-se na beira do precipício, "protegidos" por dois guias africanos treinados especificamente para isso. Inúmeras questões de segurança já foram levantadas e as principais agências que operam o passeio garantem que a percepção do risco é bem mais elevada do que o risco real. As fotos impressionam, mas não existem estatísticas ou reportagens de fatalidades com turistas nas últimas duas décadas e a fiscalização referente à permissão de entrada é forte.


No entanto, reportagens com a população local citam frases como: “occasional deaths have been reported when people have slipped over the rock barrier” ("mortes ocasionais foram relatadas quando pessoas escorregaram sobre a barreira das rochas"), mas, a divulgação de pacotes turísticos direcionados ao banho na Devil’s Pool omitem os acidentes com locais.


Quem se decide por este passeio deve considerar os meses de permissão da visita e principalmente buscar informações sobre a agência a ser contratada; jamais ir a Devil's Pool sem guia.


Zambia - Turismo

288 visualizações
bottom of page