• Cachoeiras Seguras

Devil's Pool - Cultura do Risco

Atualizado: 28 de Ago de 2018


Devil's Pool

DEVIL’S POOL ou Piscina do Diabo fica nas cataratas Victoria Falls, do lado da Zâmbia (África). É uma formação rochosa natural, na beira do precipício da cachoeira, que tornou-se muito famosa a partir dos anos 2000 com aumento constante de turistas a cada ano. Victoria Falls é considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO desde 1989, mas, devido a degradação causada pelo excesso de turistas na região, a UNESCO já ameaçou revogar o título!


Considerada, por muitos, a cachoeira "mais bonita" do mundo, com certeza uma das mais altas, é um ponto muito cobiçado no Turismo de Aventura não só por sua beleza, mas também pela adrenalina que gera a visita à Devil’s Pool. Encontramos aqui um forte sintoma da Cultura do Risco, demonstrando que a percepção do risco é o atrativo principal.

Divulgada como o ponto mais perigoso para banhar-se, no mundo, a Piscina do Diabo surge na Cachoeira Victoria Falls quando o fluxo de água atinge um nível mais baixo entre setembro e dezembro. Nos outros meses, a visita é proibida devido ao alto risco de queda pela velocidade e volume das águas. No site de turismo oficial do país lemos: “for the rest of the year, anyone foolish enough to enter the waters would be instantly swept to their deaths” ("no resto do ano, qualquer um estúpido o suficiente para entrar nas águas seria instantaneamente arrastado para a própria morte").


Um dos maiores exemplos de difusão da Cultura do Risco, banhar-se na Devil’s Pool atrai principalmente a elite europeia e americana. O ponto alto da visitação à cachoeira consiste em banhar-se na beira do precipício, "protegidos" por dois guias africanos treinados especificamente para isso. Inúmeras questões de segurança já foram levantadas e as principais agências que operam o passeio garantem que a percepção do risco é bem mais elevada do que o risco real. As fotos impressionam, mas não existem estatísticas ou reportagens de fatalidades com turistas nas últimas duas décadas e a fiscalização referente à permissão de entrada é forte.


No entanto, reportagens com a população local citam frases como: “occasional deaths have been reported when people have slipped over the rock barrier” ("mortes ocasionais foram relatadas quando pessoas escorregaram sobre a barreira das rochas"), mas, a divulgação de pacotes turísticos direcionados ao banho na Devil’s Pool omitem os acidentes com locais.


Quem se decide por este passeio deve considerar os meses de permissão da visita e principalmente buscar informações sobre a agência a ser contratada; jamais ir a Devil's Pool sem guia.


Zambia - Turismo

http://www.zambiatourism.com/destinations/waterfalls/victoria-falls/victoria-falls-devils-pool

28 visualizações
#cachoeirasseguras  #waterfallsafety

Cachoeiras Seguras procura alertar o público, os consumidores do Turismo de Aventura e Ecoturismo, para os riscos inerentes às atividades típicas desse turismo e para a necessidade de buscar informação sobre segurança quando contratarem serviços oferecidos, quando visitarem parques naturais ou propriedades privadas que oferecem atividades na natureza. Uma campanha de conscientização de segurança e risco, chamando a atenção para a responsabilidade empresarial e dos consumidores e que, por isso mesmo, contribui para a formação de um público exigente, base para a melhoria no setor.

 

 

Waterfall Safety works to alert the public, the consumers of Adventure Tourism and Ecotourism, to the inherent risks found in the typical activities of this sector of tourism and to the need to look for information on safety when contracting services offered, when visiting National Parks or private properties that offer activities in natural environments. A security and risk awareness campaign, drawing attention to corporate and consumer responsibility, and thereby contributing to the formation of a demanding public, the basis for improvement of this industry.

Junte-se à minha lista de contatos
Subscribe to receive news
  • White Facebook Icon

© 2018 cachoeirasseguras - Agradecemos Bayron Valença - Thanks to Bayron Valença the criator of our logo and website - cachoeirasseguras@gmail.com