• Cachoeiras Seguras

Lençóis Maranhenses e Jericoacoara - lindos, mas muito a melhorar...

Atualizado: 13 de Set de 2018

Recém chegada de uma viagem aos Lençóis Maranhenses-MA e a Jericoacoara-CE, volto impressionada com a beleza de nosso Brasil e ao mesmo tempo decepcionada  com nosso amadorismo no turismo.

por Virgínia Miranda - fotos: acervo pessoal

Lençóis Maranhenses - Maranhão

Contratando Agência e guia nos Lençóis Maranhenses


Chegando à cidade de Barreirinhas/Maranhão - portal dos Lençóis Maranhenses - já ficamos confusos com os passeios oferecidos. Não há padronização de preços, o que é bom, mas fica a dúvida sobre o porquê da diferença. Talvez a "qualidade" não seja igual... e após a contratação do passeio, não há orientação sobre vestimentas e condições dos lugares que serão visitados, como clima e dificuldades de acesso. Também não há alerta sobre o esforço físico, que pode ser demasiado para algumas pessoas, pois para acessar dunas e até  subir nos Jipes 4x4 (foto), onde vamos sentados e "sacudindo", subimos com os pés sobre "as rodas", ou seja, não é para todos!

Em passeios em que vamos de lanchas, ao entrar no barco pedem que coloquemos o colete salva-vidas "porque a Marinha exige" e não devido à segurança. Nosso nome não é solicitado nem na hora da contratação do passeio e nem quando adentramos na lancha. Minha família se resumia, na anotação que fizeram, a: "Virginia e mais dois".  Se um acidente acontece, quem somos nós?


As lagoas


Lagoa Paraíso - Lençóis Maranhenses

No passeio no qual  precisamos  atravessar o rio de balsa, o acesso a mesma é feito de carro até a beira do Rio Preguiças. Depois que os carros 4x4 entram na balsa, o turista entra na balsa à pé e "literalmente" pelo Rio. Água até metade da canela... Que vergonha! Próximo ao local de embarque bares e mercadinhos vendendo água, bebidas alcoólicas...de tudo! E muito lixo no chão e nas ruas! Fomos em dia de jogo da Seleção brasileira na Copa-2018 e em frente a um dos bares um homem embriagado cantava e dançava vestido com um chapéu de "jacaré". Feio e engraçado!


Chegando  às lagoas, a única orientação que é dada pelos guias é em relação a não descartar lixo nas dunas e lagoas. Sobre deslocamentos nas dunas e riscos de afogamento, pois a profundidade das lagoas varia, não há orientação!


Jericoacoara - condições locais

Já em Jericoacoara/CE a preocupação com preservação da natureza é grande, mas inexistente com relação aos riscos relativos a passeios de buggy e às travessias de pedras à beira mar (foto abaixo) para acessar a famosa Pedra Furada, por exemplo. Algumas placas alertam sobre velocidade do buggy e motos na praia, nada mais que isso!


Jericoacoara - Acesso difícil à pedra Furada

Um aspecto positivo que observamos foi em relação à "esquibundas" que eram frequentes na Duna do Pôr do Sol. Hoje, depois de muitos acidentes, como braços quebrados e pancadas de pranchas desgovernadas nas pessoas,  não existe mais essa "diversão".


Finalizando, e fazendo justiça às pessoas que trabalham com turismo nesses locais, concluímos que falta investimento profissional. Talvez uma ação do SEBRAE ou mesmo da iniciativa privada. Boa vontade e desejo de uma estrutura melhor sei que é  anseio de todos, mas as soluções esbarram em falta de verbas e vontade política, enfim, falta investimento no turismo nesses locais que são muito procurados por turistas brasileiros e estrangeiros.

E o visual é de tirar o fôlego! Mesmo com os aspectos negativos observados, vale à pena conhecer!



Sobre os problemas estruturais do Turismo no Brasil sugerimos a leitura da reportagem abaixo, da BBC, que expõe as conclusões do Forum Econômico Mundial no documento The Travel & Tourism Competitiveness Report 2017:


Brasil tem potencial turístico rico, mas desperdiçado por problemas estruturais, revela ranking internacional

Flávia Milhorance - De Londres para a BBC Brasil

https://www.bbc.com/portuguese/brasil-39573246


#cachoeirasseguras

127 visualizações
#cachoeirasseguras  #waterfallsafety

Cachoeiras Seguras procura alertar o público, os consumidores do Turismo de Aventura e Ecoturismo, para os riscos inerentes às atividades típicas desse turismo e para a necessidade de buscar informação sobre segurança quando contratarem serviços oferecidos, quando visitarem parques naturais ou propriedades privadas que oferecem atividades na natureza. Uma campanha de conscientização de segurança e risco, chamando a atenção para a responsabilidade empresarial e dos consumidores e que, por isso mesmo, contribui para a formação de um público exigente, base para a melhoria no setor.

 

 

Waterfall Safety works to alert the public, the consumers of Adventure Tourism and Ecotourism, to the inherent risks found in the typical activities of this sector of tourism and to the need to look for information on safety when contracting services offered, when visiting National Parks or private properties that offer activities in natural environments. A security and risk awareness campaign, drawing attention to corporate and consumer responsibility, and thereby contributing to the formation of a demanding public, the basis for improvement of this industry.

Junte-se à minha lista de contatos
Subscribe to receive news
  • White Facebook Icon

© 2018 cachoeirasseguras - Agradecemos Bayron Valença - Thanks to Bayron Valença the criator of our logo and website - cachoeirasseguras@gmail.com