top of page
  • Foto do escritorCachoeiras Seguras

Lençóis Maranhenses e Jericoacoara - lindos, mas muito a melhorar...

Atualizado: 13 de set. de 2018

Recém chegada de uma viagem aos Lençóis Maranhenses-MA e a Jericoacoara-CE, volto impressionada com a beleza de nosso Brasil e ao mesmo tempo decepcionada  com nosso amadorismo no turismo.

por Virgínia Miranda - fotos: acervo pessoal

Lençóis Maranhenses - Maranhão

Contratando Agência e guia nos Lençóis Maranhenses


Chegando à cidade de Barreirinhas/Maranhão - portal dos Lençóis Maranhenses - já ficamos confusos com os passeios oferecidos. Não há padronização de preços, o que é bom, mas fica a dúvida sobre o porquê da diferença. Talvez a "qualidade" não seja igual... e após a contratação do passeio, não há orientação sobre vestimentas e condições dos lugares que serão visitados, como clima e dificuldades de acesso. Também não há alerta sobre o esforço físico, que pode ser demasiado para algumas pessoas, pois para acessar dunas e até  subir nos Jipes 4x4 (foto), onde vamos sentados e "sacudindo", subimos com os pés sobre "as rodas", ou seja, não é para todos!

Em passeios em que vamos de lanchas, ao entrar no barco pedem que coloquemos o colete salva-vidas "porque a Marinha exige" e não devido à segurança. Nosso nome não é solicitado nem na hora da contratação do passeio e nem quando adentramos na lancha. Minha família se resumia, na anotação que fizeram, a: "Virginia e mais dois".  Se um acidente acontece, quem somos nós?


As lagoas


Lagoa Paraíso - Lençóis Maranhenses

No passeio no qual  precisamos  atravessar o rio de balsa, o acesso a mesma é feito de carro até a beira do Rio Preguiças. Depois que os carros 4x4 entram na balsa, o turista entra na balsa à pé e "literalmente" pelo Rio. Água até metade da canela... Que vergonha! Próximo ao local de embarque bares e mercadinhos vendendo água, bebidas alcoólicas...de tudo! E muito lixo no chão e nas ruas! Fomos em dia de jogo da Seleção brasileira na Copa-2018 e em frente a um dos bares um homem embriagado cantava e dançava vestido com um chapéu de "jacaré". Feio e engraçado!


Chegando  às lagoas, a única orientação que é dada pelos guias é em relação a não descartar lixo nas dunas e lagoas. Sobre deslocamentos nas dunas e riscos de afogamento, pois a profundidade das lagoas varia, não há orientação!


Jericoacoara - condições locais

Já em Jericoacoara/CE a preocupação com preservação da natureza é grande, mas inexistente com relação aos riscos relativos a passeios de buggy e às travessias de pedras à beira mar (foto abaixo) para acessar a famosa Pedra Furada, por exemplo. Algumas placas alertam sobre velocidade do buggy e motos na praia, nada mais que isso!


Jericoacoara - Acesso difícil à pedra Furada

Um aspecto positivo que observamos foi em relação à "esquibundas" que eram frequentes na Duna do Pôr do Sol. Hoje, depois de muitos acidentes, como braços quebrados e pancadas de pranchas desgovernadas nas pessoas,  não existe mais essa "diversão".


Finalizando, e fazendo justiça às pessoas que trabalham com turismo nesses locais, concluímos que falta investimento profissional. Talvez uma ação do SEBRAE ou mesmo da iniciativa privada. Boa vontade e desejo de uma estrutura melhor sei que é  anseio de todos, mas as soluções esbarram em falta de verbas e vontade política, enfim, falta investimento no turismo nesses locais que são muito procurados por turistas brasileiros e estrangeiros.

E o visual é de tirar o fôlego! Mesmo com os aspectos negativos observados, vale à pena conhecer!



Sobre os problemas estruturais do Turismo no Brasil sugerimos a leitura da reportagem abaixo, da BBC, que expõe as conclusões do Forum Econômico Mundial no documento The Travel & Tourism Competitiveness Report 2017:


Brasil tem potencial turístico rico, mas desperdiçado por problemas estruturais, revela ranking internacional

Flávia Milhorance - De Londres para a BBC Brasil


143 visualizações
bottom of page