top of page
  • Foto do escritorCachoeiras Seguras

Planeje, curta sua cachu sem perrengues

A natureza é bela, mas cheia de armadilhas!


Chapada dos Veadeiros - Paraíso dos Cactos

por Virgínia Miranda

Neste final de semana resolvi conhecer duas das cachoeiras da paradisíaca Chapada dos Veadeiros. Depois da criação da campanha por cachoeiras seguras e principalmente com o crescimento dessa, tenho tido contato com amantes de trilhas e cachoeiras e aumentado, assim, a vontade de conhecer esses lugares que meu filho tanto amava em vida. Mesmo com sua morte em acidente evitável em uma cachoeira, não "fiquei com raiva"... quero conhecê-las, apreciá-las e poder falar de segurança com mais propriedade.


Paraíso dos Cactos

Na volta desse passeio à Chapada nos deparamos com um carro submerso em um rio que cruza a estrada de terra que dá acesso a Cachoeira Macaquinhos e ao Paraíso dos Cactos, lugares que tinha visitado horas antes. No acidente um jovem de 24 anos perdeu sua vida, os outros 3 ocupantes do carro estão hospitalizados.

Como mãe, e em especial "mãe de anjo", penso logo no sofrimento da mãe do Carlos Henrique, o jovem que faleceu, e de sua família. É devastador e triste demais. Ele estava no auge de sua vida.


Chapada dos Veadeiros

Imediatamente pensei: mas o acidente que fez com que o carro de Carlos Henrique caísse no Rio Tocantins poderia ter sido evitado. São muitos os erros que culminam com tragédias assim. Estradas de terra mal sinalizadas, excesso de poeira levantada pelos carros velozes dificultando a visibilidade, jovens (normalmente moradores de zonas urbanas) dirigindo, inexperientes nesse tipo de estrada e, por vezes, em alta velocidade; temos também a precariedade das pistas com pontes de madeira conhecidas por mata-burro, estradas sinuosas sem placas de alerta, e carros potentes que levam o motorista a crer que estão seguros, que controlam a máquina... mas só que não.

Precisei dirigir meu carro para acessar as cachoeiras neste final de semana. Dirigindo eu me indagava: e se o pneu estourar saberei trocá-lo? E se a gente se perder sem sinal de Internet, e se houver um assalto? São muitas questões que podem fazer com que o passeio a cachoeiras se transforme em uma "grande roubada".

Chapada dos Veadeiros
Minha testemunha é o céu vazio” - Jack Kerouac

Quando se chega ao destino nas cachoeiras e trilhas a probabilidade de pequenos e grandes acidentes também é grande, principalmente para quem passou dos 40 e 50 anos, que é o meu caso. Ter um bom preparo físico não nos isenta de tombos, hipoglicemia, ataques de insetos, acidentes nas águas e tantas outras ocorrências que podem estragar o passeio. Ir com o guia talvez nos tire a liberdade de fazer o que queremos, de controlar nosso horário e ter mais privacidade, porém, o guia pode nos salvar nessas situações adversas, pode ser o socorro que precisamos.

Então, você que como eu não é trilheiro profissional, nem piloto de rally... vá com cuidado, prepare, planeje, contrate um guia e curta sua cachu sem perrengues.


A natureza é bela, mas cheia de armadilhas! Carlos Henrique tinha só 24 anos...


- Informações sobre o acidente que vitimou Carlos Henrique podem ser lidas na imprensa, entre as notícias, segue: https://g1.globo.com/go/goias/noticia/2021/08/22/jovem-morre-apos-carro-cair-de-ponte-dentro-de-corrego-em-alto-paraiso.ghtml


--------------------------------------------------

- Ilustrações: fotos por Virgínia Miranda e Patrícia Holanda, na Chapada dos Veadeiros: Cachoeira do Cantinho e Paraíso dos Cactos, em agosto de 2021




117 visualizações
bottom of page