top of page
  • Foto do escritorCachoeiras Seguras

Polo aquático na Chapada dos Veadeiros

A 25ª edição do Torneio Brasileiro de Polo Aquático em águas correntes aconteceu na primeira semana de maio de 2019, na Cachoeira de São Bento em Alto Paraiso-GO


Polo Aquático, Chapada dos Veadeiros 2019 - foto: Moisés Oliveira de Carvalho

por Paulo Pita*


Torneio Brasileiro de Polo Aquático em águas correntes

Desde o século passado - 1993 - um grande grupo de amigos, que só aumenta em número e companheirismo, frequenta a Cachoeira de São Bento, em Goiás, para praticar uma modalidade de esporte aquático pouco difundida na mídia nacional. O Polo Aquático tem sua força na paixão de seus praticantes, que passam esse entusiasmo de geração em geração, sempre com muito vigor físico, emocional e de resiliência diante de inúmeras dificuldades que vencem dia a dia.


Neste evento anual, a reverência, o respeito à natureza é o segredo de seu sucesso. Em todos esses anos tivemos poucos incidentes e sem maiores danos. O mais grave foi quando um garoto de 12 anos resolveu dar um salto na cachoeira às 7:00 da manhã e não contou que uma jornalista que veio cobrir o evento tenha tido a mesma ideia e fosse sair de uma gruta bem embaixo dele. Felizmente o impacto não foi suficiente para ter sequelas. Outra situação de perigo foi em duas enormes queimadas, sendo que em uma o acampamento foi devastado, felizmente também sem vítimas.


Minas Brasília: campeão do torneio masculino - 2019

O nosso Cacá** começou sua paixão pela natureza, em especial cachoeiras, frequentando esse evento desde o início. Ele tinha 8 anos quando foi a primeira vez. Hoje temos uma nova geração crescendo junto à natureza e a responsabilidade é enorme em viabilizar esta paixão necessária, sem extrapolar os limites. Falamos de segurança e cuidado, de preservação e deste bom convívio tão negligenciado no cotidiano urbano. Os torneios masculino e feminino recebem equipes de vários lugares e paralelo à competição saudável, característica dos esportes, enfatizamos o encontro, a camaradagem, a convivência entre os atletas e suas famílias, sempre presentes em todas as edições, participando na torcida e nas atividades extra-jogos.


Cachoeira de São Bento

Todos os torneios deste campeonato aconteceram na Chapada dos Veadeiros, onde desenvolvemos, ao longo dos anos, amizade com os que ali vivem. Sonho com todos, com um maior número de pessoas que apreciam o Polo Aquático, tendo acesso a essa maravilha que é a Chapada e esse nosso encontro anual, mas sempre com o espírito de preservação tão importante para nossa resiliência e a do próprio planeta.


- Paulo Pita -


* Paulo Pita é professor de Educação Física, técnico e jogador de Polo Aquático desde criança, quando nos anos 1970 iniciou-se no esporte com o Professor Azauri Mainardes Beresowiski, pioneiro do Polo Aquático em Brasília. Paulo Pita, Azauri Beresowiski, Angelo Coelho, Luis Carlos Lira Pato, Felipe Viviani, Zé Gustavo, Oto Morato e outros… esse grupo de pioneiros no Distrito Federal, são desde aquela época, grandes incentivadores desse esporte no Brasil.


** Cacá, Carlos Brasileiro Pita, filho de Paulo Pita e Virgínia Miranda —> veja aqui


25ª edição do Polo Aquático na Chapada dos Veadeiros - 2019


Vice campeãs de 2019 - torneio feminino

Cachoeiras Seguras esteve presente na edição de 2017


- fotos: Moisés Oliveira de Carvalho (torneio de 2019) - https://www.facebook.com/MoisesCarvalhoPersonal


- fotos: Virgínia Miranda (torneio de 2017)



454 visualizações
bottom of page