• Cachoeiras Seguras

#cachoeirasseguras iniciou nas ruas

Atualizado: 21 de Abr de 2018


28 de janeiro 2017 - Brasília-DF

Numa manhã de sábado no final de janeiro de 2017 fizemos uma manifestação pública contra a falta de segurança nas cachoeiras, trilhas e parques no Brasil. Éramos umas 60 pessoas, entre familiares, amigos, conhecidos e um ou outro desconhecido, reunidos no Parque Olhos d’Água em Brasília-DF, com nossos cartazes e nossas vozes clamando por segurança, por fiscalização e responsabilidade diante dos inúmeros acidentes em cachoeiras.


Partindo de um acontecimento muito doloroso - a recente perda de um ente querido em uma cachoeira no entorno do DF e o descaso com que o caso foi tratado por parte dos administradores do parque - iniciamos uma trajetória de descobertas sobre esta realidade trágica que é a estatística de mortes relacionadas ao turismo de aventura, assim como às atividades aquáticas, sejam elas em cachoeiras, piscinas, rios ou praias no Brasil. Detemos o triste 3º lugar mundial em mortes por afogamento. Nossos parques nacionais, municipais e privados carecem de projetos de segurança eficientes e de condições mínimas de prevenção de riscos.


A partir desta data em Brasília - 28 de janeiro de 2017 - o movimento #cachoeirasseguras cresceu nas Redes Sociais, atingindo pessoas em diversos Estados brasileiros e no exterior, mas sem prescindir de atuação presencial em entrevistas na TV e em jornais e revistas da Capital, assim como da participação em eventos de natureza esportiva ou turística, sempre procurando trazer à tona a discussão sobre risco e segurança em atividades turísticas na natureza como pauta urgente e necessária. Em outubro de 2017 fomos procurados pela Assessoria do Deputado Mário Heringer, que estava trabalhando em um Projeto de Lei propondo mais verba destinada à segurança humana em parques nacionais e apoiamos este projeto por considerarmos de extrema urgência a normatização da segurança nesses parques (PL 8.385/2017). Recentemente lançamos o WebSite Cachoeiras Seguras, um espaço de informação e discussão sobre risco e segurança na natureza.


Seja nas ruas e eventos presenciais, seja no ambiente virtual, nossa mensagem é a mesma: diversão com segurança #cachoeirasseguras já! Precisamos nos conscientizar do papel de cada indivíduo na segurança, mas precisamos também exigir gestão de risco por parte de administradores privados e públicos que atraem pessoas para atividades na natureza.


Fotos: Giovanna Bembom e Felipe Menezes (do Jornal Metrópoles)


Matérias sobre a manifestação nas ruas - na imprensa:


- Manifestação cobra mais segurança em pontos de turismo de aventura - Metrópoles


"Durante o protesto, batizado de #cachoeirasseguras, amigos entregavam um manifesto no qual afirmam que é preciso maior “controle e respeito em locais de turismo de aventura”."


https://www.metropoles.com/distrito-federal/manifestacao-cobra-mais-seguranca-em-pontos-de-turismo-de-aventura


- Mortes em cachoeiras motivam a criação de campanha por turismo seguro - Metrópoles


"Em 2015, 60 pessoas se afogaram no DF em locais como o Poço Azul e o Lago Paranoá. No ano seguinte, foram 68 ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros. Este ano, até o mês de junho, 31 pessoas se acidentaram enquanto se divertiam em parques, trilhas e cachoeiras. O CBMDF não informou quantas mortes foram registradas."


https://www.metropoles.com/vida-e-estilo/turismo/mortes-em-cachoeiras-motivam-criacao-de-campanha-por-turismo-seguro


- Mãe do professor Carlos Pita faz campanha por mais segurança em cachoeiras - Correio Braziliense


"Não queremos que outras famílias passem pelo que passamos. Aguardar quatro dias para descobrir que ele [Carlos Pita] estava caído, sem vida, na propriedade, enquanto seu carro esteve estacionado lá durante todo este período e seu nome e contatos registrados na portaria", lamentou.


https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2017/01/04/interna_cidadesdf,563579/pais-de-carlos-pita-criam-campanha-por-mais-seguranca-em-cachoeiras.shtml



#cachoeirasseguras

36 visualizações
#cachoeirasseguras  #waterfallsafety

Cachoeiras Seguras procura alertar o público, os consumidores do Turismo de Aventura e Ecoturismo, para os riscos inerentes às atividades típicas desse turismo e para a necessidade de buscar informação sobre segurança quando contratarem serviços oferecidos, quando visitarem parques naturais ou propriedades privadas que oferecem atividades na natureza. Uma campanha de conscientização de segurança e risco, chamando a atenção para a responsabilidade empresarial e dos consumidores e que, por isso mesmo, contribui para a formação de um público exigente, base para a melhoria no setor.

 

 

Waterfall Safety works to alert the public, the consumers of Adventure Tourism and Ecotourism, to the inherent risks found in the typical activities of this sector of tourism and to the need to look for information on safety when contracting services offered, when visiting National Parks or private properties that offer activities in natural environments. A security and risk awareness campaign, drawing attention to corporate and consumer responsibility, and thereby contributing to the formation of a demanding public, the basis for improvement of this industry.

Junte-se à minha lista de contatos
Subscribe to receive news
  • White Facebook Icon

© 2018 cachoeirasseguras - Agradecemos Bayron Valença - Thanks to Bayron Valença the criator of our logo and website - cachoeirasseguras@gmail.com